Grupo de Economia da Energia

Mensagem de fim de ano

In energia on 20/12/2010 at 14:04

O Grupo de Economia da Energia agradece aos leitores pela atenção dispensada ao longo do ano às discussões sobre energia levadas a cabo neste blog.

Esperando continuar contando com essa atenção no próximo ano, desejamos um feliz natal e um próspero ano novo a todos aqueles que têm nos acompanhado nesse debate sobre os rumos da energia no mundo e no Brasil.

  1. Mais uma vez, obrigado pelo excelente trabalho de informação.
    Passada a euforia com a recente aprovação do novo marco regulatório do pré-sal, gostaria de saber se é possível fazer o seguinte exercício de projeção: considerando a atual composição do intercâmbio comercial Brasil X Estados Unidos (ver em http://www.braziltradenet.gov.br/ARQUIVOS/IndicadoresEconomicos/INDEstadosUnidos.pdf), é possível projetar uma redução nas importações da linha “Combustíveis, óleos e ceras minerais”? É possível supor a redução em outras linhas, a dos derivados do petróleo (ocorre-me que, por exemplo, a linha “Plásticos e suas obras” também poderia ser incluída no mesmo raciocínio, pois, até onde eu sei, plásticos são derivados do petróleo).
    Ou seja, e resumindo, qual será o possível impacto na balança comercial Brasil X Estados Unidos em função da exploração das enormes reservas recém-descobertas, e à luz do novo marco regulatório.
    No mais, votos de Feliz Natal e próspero Ano Novo

    • Caro Gustavo,

      Na nossa opinião o principal impacto será um aumento relativo das exportações brasileiras de Petroleo e derivados. Num primeiro momento, até 2020, as exportações de petróleo bruto crescerão mais rapido. Apos 2020, poderá ocorrer exportações de derivados, caso os projetos das refinarias premium andem conforme planejado.

      Abraco, Edmar

Deixe um comentário