Grupo de Economia da Energia

Caminhos para a retomada

In energia on 27/07/2015 at 18:09

infopetro072015Energia é um insumo essencial para o desenvolvimento econômico e para o bem-estar da sociedade.

Garantir o suprimento de energia é um objetivo estratégico do Estado em qualquer parte do mundo.

Em função da sua natureza estratégica, energia é um tema, por excelência, de longo prazo.

Nesse sentido, as atuais dificuldades enfrentadas pelo setor energético brasileiro não devem implicar uma visão negativa acerca do seu futuro.

Embora o contexto macroeconômico seja desfavorável, os fundamentos de longo prazo são promissores. Mercado, tecnologia, recursos naturais e qualificação técnica e gerencial continuam presentes no setor energético brasileiro, dando à atual crise um caráter conjuntural, cujos desdobramentos estruturais não constituem consequência natural do atual momento, mas dependem fundamentalmente da postura estratégica que será adotada no presente.

O setor energético brasileiro continua sendo fundamental para o desenvolvimento do país. Nele se encontram elementos essenciais para esse desenvolvimento. Tais elementos devem ser preservados, ampliados e estruturados dentro de um novo projeto para o setor, incorporando os desafios do novo contexto energético do país e do mundo.

Diante desse quadro é fundamental construir uma agenda positiva para o setor energético brasileiro. É necessário encontrar os caminhos para a retomada do dinamismo de um setor crucial para a economia brasileira.

É com esse intuito que o Grupo de Economia da Energia está organizando um conjunto de seminários sobre os caminhos da retomada para a indústria de energia no Brasil.

O objetivo aqui é tentar construir uma agenda positiva para o setor energético brasileiro que contemple ações estratégicas que estruturem uma saída consistente para os impasses de curto prazo que imobilizam o setor.

Reunindo profissionais, pesquisadores e gestores do setor energético para uma discussão aprofundada sobre essas ações estratégicas, os seminários pretendem contribuir para o início de uma discussão mais estruturada sobre os grandes desafios da indústria energética brasileira.

Os seminários serão mensais e contemplarão as principais indústrias energéticas, a começar pela indústria de petróleo.

O local será a Casa da Ciência da UFRJ, ao lado do Shopping Rio Sul.

Maiores detalhes serão fornecidos posteriormente.

Esperamos que os debates sejam frutíferos e possam contribuir para a construção de alguns consensos mínimos que permitam a construção de saídas para os atuais impasses técnicos, econômicos e institucionais vividos pelo setor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s