Grupo de Economia da Energia

Bandeiras Tarifárias: Um Analgésico a Mais Para Uma Doença Crônica

In energia elétrica on 28/06/2022 at 12:13

As bandeiras tarifárias refletem o esgotamento do modelo elétrico brasileiro. Incapaz de atacar as reais causas dos seus problemas, o setor elétrico brasileiro distribui à farta analgésicos para aliviar os incomodos causados por esses problemas. E haja analgésico. Esse é o tema desse Curta-Circuito 09. O programa é apresentado por Ronaldo Bicalho, pesquisador do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da UFRJ.

  1. Meu caro prof. Ronaldo, considerando que o planeta passa por um processo de aquecimento global passando com isto a ter uma variabilidade cada vez maior não seria caso de considerar alterações no atual modelo no seguinte sentido :
    1) Mudar as revisões tarifárias de anual para semestral diminuindo a exposição dos operadores do sistema a um intervalo mais curto mitigando o risco financeiro dos agentes.
    2) Flexibilizar o mercado de energia com uma maior participação de agentes comercializadores de energia como forma de mitigar o risco financeiro por mais agentes ficando a distribuidora com o serviço de distribuição e com os consumidores de baixa renda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s